CURSO DE CFTV DIGITAL - INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE SEGURANÇA

CURSO DE CFTV DIGITAL - INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE SEGURANÇA

Artigos

Cabeamento para CFTV


Os principais tipos de cabeamento e meios de transmissão utilizados em CFTV são:

Cabo Coaxial

Cabo Coaxial


O cabo coaxial possui características elétricas propícias para a transmissão de sinais de vídeo da câmera para o monitor ou ao processador de vídeo, como seqüencial, quad, multiplexador ou DVR. Dentre vários cabos coaxiais disponíveis, o RG59 é o mais utilizado, possuindo 75-ohms de impedância e pode ser instalado para transmissão de sinais de vídeo até 250 metros de distância sem perder a qualidade. Outro fator importante a ser considerado é a malha envolvente do cabo pode ser encontrada, dependendo do fabricante, de 35% a 67% (onde uma maior porcentagem de malha indica uma melhor qualidade, porém um custo maior). Este cabo é usualmente conectado utilizando conectores BNC em ambas as pontas do cabo, pois este tipo de conector uma blindagem contra interferências eletromagnéticas e eletrostáticas. São disponibilizados no mercado cabos coaxiais especiais que podem atingir distâncias vem maiores que o RG59.

Cabo de fibra óptica


O cabo de fibra óptica não é afetado por interferências elétricas e não sofre nenhum problema como contato com alta tensão. Pode transmitir sinais de vídeo com eficiência extremamente alta e pode transmitir os sinais por vários quilômetros. Outra vantagem é a largura de banda abundante que permite que vários sinais de vídeo possam ser transmitidos em uma única fibra óptica, além da possibilidade de transmissão simultânea de sinais de telemetria e rede, sinais de controle de movimentadores como pan-tilts e panoramizadores, idealizado para aplicações de redes de speed-domes e sistemas integrados. Um sistema de transmissão por fibra óptica é o mais indicado em aplicações de uma planta industrial ou áreas de risco a interferência e ruído, dada as suas capacidades físicas de imunidade. São disponibilizados ainda equipamentos com dupla via de transmissão, ou seja, pode-se transmitir o sinal de um lado para outro do meio de transmissão. O problema do cabo de fibra óptica é seu custo e a maior dificuldade de instalação.

Par Trançado

Par trançado

Os cabos trançados, que são amplamente utilizados em sistemas de redes, possuem uma ótima qualidade de transmissão para de dados. Permite a transmissão do sinal de vídeo por até 1 quilômetro. A desvantagem é a necessidade de utilização de conversores na saída da câmera e na entrada do monitor ou processador de vídeo. Torna-se vantajoso para locais com cabeamento estruturado disponível. O custo dos conversores ainda é bastante alto se comparado aos cabos coaxiais, devido aos conversores mas é uma alternativa viável para determinadas aplicações.


Wireless


Os dispositivos sem fio são outra alternativa para a transmissão de sinais de vídeo, tendo um bom desempenho geral em termos de transmissão de sinal, é como principal vantagem a não necessidade de conexão física e passagem de cabos pelo local a ser monitorado. Mas também possui certas desvantagens básicas que reduzem sua aplicação prática, como o alto custo, os problemas de interferência, ruídos e instabilidade no sinal. Existem no mercado equipamentos de CFTV com o sistema sem fio integrado, porém são sistemas de pequeno porte e normalmente muito simples. Para aplicações profissionais o ideal é consultar empresas especializadas em transmissão de sinais por equipamentos sem fio, pois é uma área bastante complexa e é requerida uma experiência muito grande para a solução de situações adversas além de um conhecimento pleno dos equipamentos. Outros fatores que influem nos sistemas sem fio são a topologia do local, o tipo de construção, outros sistemas residentes, áreas de sombra, necessidade de retransmissores, etc.

Existe ainda algumas outras alternativas, como transmissão via rádio, sinal multiplexado via rede elétrica, entre outros.