CURSO DE CFTV DIGITAL - INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE SEGURANÇA

CURSO DE CFTV DIGITAL - INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE SEGURANÇA

Artigos

Iluminação para CFTV


Camera de CFTV

A luz visível para o ser humano está na faixa que inclui os comprimentos de onda de 400 até 700 nm (nano metros) em média.

A luz, forma de energia radiante visível ou não, sensibiliza o Sensor de Imagens (CMOS ou CCD) da Câmera de CFTV- transformando imagens em sinais elétricos. No mercado atual existem lentes que transmitem com boa eficiência todo o espectro visível (transmite todas as cores) e, outras lentes que são próprias para transmissão do infravermelho, para a faixa do ultravioleta, ou para determinado comprimento de onda (monocromática). Assim, a primeira categoria se presta a ambientes iluminados ou fracamente iluminados- enquanto que a segunda é aplicável em escuro absoluto.

Portanto o tipo de local a ser monitorado e a aplicação determinam o tipo de equipamento a ser utilizado. Para aplicações internas com iluminação garantida e maiores detalhes podem ser utilizadas câmeras coloridas. Aplicações com adequada iluminação utilizam Câmeras Convencionais. Ambientes com baixa iluminação, em especial externos a noite, usam Câmeras Day&Night. Ambientes sem nenhuma iluminação exigem Câmeras Infra-Vermelho (Infra-Red).

A quantidade de iluminação é medida em LUX (Lúmens)- equivalente ao nível de iluminaçã por metro cúbico, sendo a qualidade de uma imagem proporcional à entrada de luz pela conjunto Lente-Câmera.

Tabela Iluminacao CFTV

Uma boa câmera P&B consegue captar imagem em noites de lua cheia. Porém uma câmera colorida irá precisar de iluminação artificial para captar imagens na mesma situação. Dependendo da aplicação e da iluminação da cena a ser captada pelo sistema de CFTV será necessário implantar um sistema de iluminação artificial, formado por lâmpadas com iluminação visual ou através de iluminadores infra-vermelho que geram iluminação para câmeras sem que esta iluminação possa ser percebida pelo olho humano.

Para visualizar corretamente uma imagem, uma câmera requer uma certa quantidade de luz produzida de uma forma natural ou artificial. As câmeras P&B trabalham com qualquer tipo de fonte de luz, porém as câmeras coloridas precisam de iluminação que contenha todas as cores do espectro visível.

Natural - luz do sol, luz da lua.

Artificial - luz incandescente, fluorescente, mercúrio, infravermelho, etc. A luz que incide na superfície de uma cena é refletida pelo objeto a ser visualizado. Portanto, observe com cuidado a maneira pela qual a cena está refletindo a luz. Os objetos polidos e brilhantes produzem fortes reflexos, que podem comprometer a qualidade da imagem. As áreas com diferenças de iluminação, isto é, partes com muita reflexão de luz - ou muito claras - e partes com pouca reflexão - ou muito escuras - resultarão em imagens muito contrastadas.